
Reabre, no Pelourinho, mais um centro de arte e cultura. Na última quinta-feira de novembro, 27, a Associação Cultuarte Bahia é reinaugurada depois de passar por reformas ocasionadas de um incêndio em julho/08.
A sua reinaugauração contou com a presença de convidados especiais como, artesãos, turistas que passeavam pelo centro histórico e uma apresentação especial de um grupo de capoeira e samba do Mestre Curió que animou o evento e pôs todos os que passavam pelo local a dançar samba de roda.
A associação além de promover e vender produtos artesanais desenvolvidos por seus associados oferece também cursos de aperfeiçoamento para jovens e adultos da comunidade. Dois dos seus principais projetos estão voltados para criança de rua e garotas de programa do Pelourinho.
Presente também em feiras de artesanatos da capital baiana divulgando os produtos que tem como principal característica o trabalho manual e tem inspiração nas matérias-primas de origem africana o que fortalece a cultura afrodescente. São produtos como bolsas, peças com casca de côco, bijuterias, bonecos de jornal, crochê, lembranças da Bahia, artes com latas de alumínio, entres outros.
A Culturate conta com mais de 25 associados e busca artesãos jovens para integrar a equipe. Através de parcerias consolidada com outras entidades carentes como a Força Feminina, entidade que trabalha com garotas de programa, a associação desenvolve trabalho social ensinando a essas jovens a arte do artesanato
Nenhum comentário:
Postar um comentário